Notícias sobre racionamento de água já foram manchetes em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e em outras regiões do Brasil. Diferentes estudos da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Brown University (publicada na revista científica Global Change Biology, em 2016) apontam que o desmatamento no Cerrado é uma das causas para a crise. Isso porque o bioma é considerado o berço das águas, é no Cerrado onde estão localizados os três grandes aquíferos que abastecem boa parte do país: Guarani, Urucuia e Bambuí.
O Cerrado ocupa um quarto do território nacional e está localizado no coração do Brasil, abrangendo 13 estados. Apesar de sua importância para o equilíbrio ambiental, tem sido destruído nas últimas décadas para a expansão do agronegócio e de grandes empreendimentos. Mais de 50% da sua vegetação já foram desmatados.
A legislação brasileira não garante plena proteção ao Cerrado. Apenas 11% do Cerrado é coberto por reservas ou unidades de conservação, comparados com quase 50% da Amazônia. Enquanto um proprietário de terras é obrigado a proteger 80% da floresta se sua fazenda estiver na Amazônia, no Cerrado essa porcentagem cai para 35%. Em outras palavras, o desmatamento permitido, legal, é muito mais comum neste bioma.
A SaveCerrado tem a missão de preservar o cerrado brasileiro, prioritariamente na região do Mosaico Veredas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais. Essa área de 180 mil/m2 vem sendo preservada a mais de 20 anos por seus proprietários e é considerada um hotspot de biodiversidade por abrigar ambientes únicos e diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Apesar dos esforços do poder público para conservar a região, a pressão atrófica sobre o meio ambiente é elevada. A SaveCerrado tem a missão de buscar recursos junto aos empresários de referência, apoiando a preservação da área.
Como informação, a cidade de Belo Horizonte possui uma área de 331 mil/m2, nossa missão é preservar uma área praticamente do tamanho da terceira maior cidade do Brasil.
COMO COLABORAR?
Contribua agora preservando uma área de 10.000 m2, e tenha a marca da sua empresa veiculada a um projeto de sustentação de âmbito mundial, de interesse e envolvimento das mais conceituadas entidades de preservação nacional e internacional. Com somente R$3.000,00 sua empresa está preservando por um ano. Se preferir, você pode dividir em até 10x pelo cartão de crédito.
O Mosaico Veredas do Peruaçu e a SaveCerrado agradecem.
Comentários