Como surgiu o crédito de carbono e como ele pode auxiliar a mudança do clima? Confira!
Protocolo de Quioto
Com o intuito de definir metas para a redução das emissões de gases do efeito estufa, o Protocolo de Quioto foi criado em 1997, mas entrou em vigor no ano de 2005. Atualmente, em seu segundo período de compromisso, os países se comprometeram em reduzir as emissões em pelo menos 18% entre 2013 e 2020.
Por meio de um Decreto Legislativo, o Brasil aprovou o texto do Protocolo de Quito em 2002.
O que é o crédito de carbono?
Com o protocolo, a redução das emissões de gases do efeito estufa passaram a ter valor econômico. Por isso, o crédito é como um certificado que os países, empresas ou pessoas compram para mitigarem a emissão os gases.
Como funciona?
As toneladas de carbono – medida usada para contabilizar as emissões dos gases – passam por uma certificação e são registradas em algum projeto de carbono. Nesse sentido, os gases de efeito estufa (GEE) são convertidos em unidade de dióxido de carbono equivalente (CO2e).
Compensação de emissões de CO2
Sob o mesmo ponto de vista, um exemplo da compensação de emissões de CO2 é o Pearl Jam. De antemão, a banda norte-americana de rock e mundialmente conhecida faz a compensação de CO2 desde 2003. Pearl Jam esteve no Brasil esse ano e se apresentou no Rio de Janeiro e São Paulo. Então, para compensar as emissões de CO2 da turnê pelo Brasil, a banda comprou créditos de carbono.
Conheça a SaveCerrado!
A SaveCerrado é uma Organização Não-Governamental (ONG), que atua na preservação e recuperação de áreas de Cerrado no Grande Sertão Veredas – Peruaçu. Portanto, com ações que visam cuidar de cada setor, a SaveCerrado atua também na elaboração de estudos para recuperação e ampliação de áreas protegidas juntamente com órgãos e profissionais renomados no meio.
Comentários